Sair na natureza: o melhor remédio contra o estresse
Está cada vez mais na moda sair para o campo simplesmente para passear ou fazer caminhadas. Por isso, os clubes de caminhadas, viagens de caça de cogumelos no outono, férias de acampamento se multiplicaram. Mas por que, para as pessoas que estão acostumadas à vida na cidade grande e seus confortos, os faz querer passar um tempo em um ambiente tão diferente? Será que a natureza nos liberta do estresse?
De fato o estresse crônico é uma das principais causas de visitas ao médico e psicólogo. Não é uma novidade para as pessoas de reconhecer que a vida contemporânea tem uma série de desvantagens que influenciam negativamente na hora de relaxar. Por essa razão, nesse artigo vamos dar uma olhada nesses fatores para ver como eles se relacionam com essa busca da natureza.
Quais são as causas do estresse?
O estresse é uma sensação normal e adaptativa que nos ajuda a responder a situações de emergência. Porém, a vida na cidade às vezes pode levar o corpo a pensar que vive em constante perigo. Sendo assim, surgem os primeiros sintomas do que nesse momento podemos chamar de estresse crônico.
O estresse pode ter raízes em muitas áreas da vida, tanto internas quanto externas. A seguir, apontaremos alguns exemplos: Tendência biológica ao estresse: algumas pessoas são mais facilmente estimuladas emocionalmente do que outras, favorecendo assim o aparecimento de estresse onde outros não o sofreriam. Condições de vida duras: pobreza, situações de abuso, desastres naturais ou doenças crônicas são alguns exemplos de situações de vida estressantes que favorecem sua cronificação. Características de personalidade: vários estudos mostraram que certos traços de personalidade, como falta de autoconfiança ou impulsividade, predispõem ao estresse crônico.
O poder da natureza
Não é novidade que a nossa relação com o meio ambiente é altamente complexa. Sendo assim milhares de fatores estão relacionados entre si que justificam essa relação. Seja pela nossa acentralidade, como também pelo simples fato de um passeio ao ar livre ter um impacto positivo em situações de estresse
Por outro lado, o modelo de vida moderno evoluiu tanto nos últimos séculos que deu novos significados a alguns processos biológicos. Fatores como o ambiente de trabalho, poluição ou a correria do dia a dia podem entrar em conflito com os ritmos naturais do corpo.
O remédio contra o estresse
Como conclusão, citaremos o estudo de MaryCarol R. Hunter, no qual foi demonstrado que vinte minutos de exposição a um ambiente natural foram suficientes para reduzir os níveis de cortisol no sangue, mesmo que esse ambiente estivesse dentro de uma grande cidade. Essa exposição teve que ser feita sem telas, evitando exercícios aeróbicos e até a leitura.
Ou seja, o hormônio responsável pelo estresse foi reduzido pelo simples fato de transitar em um ambiente verde sem nenhum tipo de interferência tecnológica. Nesse sentido, uma boa reflexão a ser feita seria a de: até que ponto o desenvolvimento tecnológico é beneficioso para a nossa sociedade? Como também o fato de que uma vida mais simples na natureza pode ser muito mais vantajosa que uma vida nas grandes metrópoles.