Azibo

O lugar perfeito para estar em sintonia com a natureza

Psicologia ambiental: como se curar na natureza

Apesar do desenvolvimento de várias técnicas e terapias para poder tratar de alguns problemas psicológicos, ainda assim, as vezes não é suficiente. Mas você sabe por que isso ocorre? Normalmente, os problemas de saúde mental possuem uma causa específica muito clara. Contudo nem sempre fácil de ser identificada.

Dessa maneira, a medicina e as terapias servem como um grande alívio momentâneo para traumas e problemas mais profundos. Assim sendo a psicologia ambiental surge como mais uma ferramenta poderosa no auxílio do tratamento de problemas crônicos, como o caso da ansiedade ou depressão.

A natureza como refúgio

O ser humano é o mamífero mais abundante no planeta terra e isso se deve a nossa incrível capacidade de adaptação. Porém, essa habilidade pode ter duas faces em uma mesma moeda, já que ao mesmo tempo podemos também nos adaptar a situações e circunstancias nocivas a nossa saúde mental.

psicologia floresta

Desse modo a psicologia ambiental traz uma nova proposta para o tratamento e a compreensão de patologias que sozinhos não poderíamos identificar. Em outras palavras, a psicologia ambiental propõem a natureza como artifício genuíno para tratar problemas derivados do estilo de vida contemporâneo.

Como definir a psicologia ambiental?

A experiência humana é grande parte consequência do lugar que se desenvolve. Portanto, as sensações, as memórias e até mesmo os sentimentos do passado e do presente estão conectados com o ambiente que vivemos. De fato a epigenética está relacionada precisamente com o ambiente do qual um indivíduo faz parte.

Nesse sentido a psicologia ambiental está baseada no estudo d relação do indivíduo como o meio ambiente no qual está inserido. Dessa maneira o meio ambiente atribui significado e determina uma grande parte do funcionamento cognitivo e comportamental de uma pessoa. Por essa razão a psicologia ambiental propõem uma nova visão sobre como abordar alguns transtornos. Ou seja, utilizando a natureza como uma ferramenta no processo de tratamento.

Saúde mental e natureza

A partir do pressuposto que a sociedade contemporânea está cada vez mais preocupada com o cuidado do planeta a psicologia ambiental se transforma em uma verdadeira aliada. Assim sendo a i deia de preservar o meio ambiente além melhorar a saúde física do planeta e consequentemente a nossa, também tem um papel importante da preservação da nossa saúde mental.

terapia natureza

Portanto, uma maneira de refletir e sair do espaço, muitas vezes, colapsado das grandes cidades significa incluir a natureza como roteiro na sua rotina. Neste sentido, as vezes uma viagem para uma pousada em uma cidade mais próxima a natureza selvagem será vital para cuidar da nossa saúde mental em situações de estresse.

Bem-estar através de uma escapada na natureza

Atualmente o estresse e ansiedade andam de mãos dadas e equivalem a um dos fenômenos mais comuns nas clínicas psiquiátricas. Contudo, antes de começar um tratamento evasivo ou até mesmo, em certos casos, como uma ferramenta para o tratamento de problemas crônicos, a natureza será um refúgio em todas as ocasiões.

Talvez não é necessário agendar uma viagem ou ir muito longe, até mesmo uma caminhada no parque da cidade servirá como um alívio para dias estressantes. Apesar de hoje em dia a maioria das sociedades estarem submersas em grandes cidades, o homem ainda precisa estar conectado com a natureza e a liberdade de se sentir realmente vivo.

Você pode gostar também