Como identificar os tipos de solo e suas características?
Uma das grandes características do nosso planeta consiste na sua grande diversidade morfológica. Por essa razão podemos encontrar diferentes paisagens que se adaptam ao clima, a flora e a fauna da região. Nesse sentido, não poderia ser diferente com a formação do solo e as suas características.
Desse modo, nesse artigo vamos expor a diferença que existe entre os solos que podemos encontrar, suas características e também a sua utilidade. Dentro dos tipos de solos, podemos encontrar o solo arenoso, silte ou turfa. Assim sendo, de acordo com a sua composição cada solo poderá apresentar características distintas e epeciais.
Classificação dos solos e características
Assim sendo os diferentes tipos ou classificações de solos desempenham um papel vital para o desenvolvimento de qualquer atividade sobre eles. Logo consiste de suma importância ter em conta as suas características principais.
De fato o solo consiste na porção mais superficial da crosta terrestre, composta principalmente por resíduos rochosos de processos erosivos e outras alterações físicas e químicas. Mas também suas características são reflexo da matéria orgânica resultante da atividade biológica que se desenvolve na superfície.
Arenosos
Entre os tipos de solos, o arenoso contém partículas maiores do que o resto dos solos. Por isso ele pode ser considerado áspero e seco ao toque porque já que as partículas que o compõem são muito separadas umas das outras e não retêm muito bem a água.
Portanto em solos arenosos, a água escoa rapidamente. Desse modo esses solos não são a melhor opção para a agricultura, pois não retêm muitos nutrientes. Assim sendo as plantas em solos arenosos não têm a oportunidade de fazer um bom uso dos nutrientes de forma eficiente devido à velocidade com que a água escoa.
Limosos
Esses tipos de solos são constituídos por partículas menores e mais macias ao toque do que as arenosas. Por essa razão solos argilosos retêm água por mais tempo, bem como nutrientes. Assim sendo esse tipo de solo possuir uma cor marrom escura. Neste sentido, o solo limoso é composto por uma mistura de areia fina e argila que forma uma espécie de lama junto com os restos vegetais.
Sendo assim, esse tipo de solo geralmente ocorre no leito dos rios e normalmente são solos muito férteis devido ao seu grau de umidade e nutrientes. Em suma, são mais fáceis de cultivar do que solos arenosos ou argilosos.
Terra negra o solo úmidos
Chamamos de solos úmidos aqueles que já possuem matéria orgânica decomposta. Neste tipo de solo podemos ver organismos ou microrganismos que podem ser muito benéficos para semear. Desta forma, os solos úmidos são os mais escolhidos para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Por essa razão que em solos úmidos é normal encontrar minhocas e outros tipos de anelídeos que se dedicam a fazer buracos e assim permitem que o solo retenha toda a água e minerais, sendo terras muito férteis.
Além do mais, esses solos também são conhecidos como solos de terra preta porque, como existem substâncias em decomposição na terra, ela tem uma cor muito escura. Além disso, tendem a absorver muito bem a água, pelo que é normal que também sejam muito escuros devido à umidade. Na verdade, os trabalhadores do campo ou da terra muitas vezes pensam que quanto mais negra for a terra para trabalhar, melhor será para as colheitas.